quarta-feira, 10 de junho de 2015




O FOGÃO E O FIM DO MUNDO

Meu sobrinho me perguntou se o fogão da vó era velho ou novo e, sem entender, perguntei o porquê da pergunta. Então ele me disse que ele parece mais ou menos novo,  mas marca ano 2000. Hoje tudo se torna obsoleto tão rápido, afinal troca-se de celular e TV tantas vezes, não?
Foi aí que me lembrei de quando entrei na loja para comprar aquele fogão todo de inox. Estava convencendo meu pai que seria o mais indicado no momento, quando uma mulher ficou horrorizada pela minha escolha.
Ficamos parados ali, olhando pra mulher. Afinal de contas o que ela tinha a ver com isso? Por mais que eu converse com estranhos, um conselho assim do nada? Quem iria me ajudar a pagar era meu irmão, afinal já estávamos trabalhando e podíamos começar a ajudar nossos pais. Isso era motivo de orgulho. Meu pai e meu irmão foram atendidos pelo vendedor e logo em seguida ela me disse:
_ Você tá maluca de comprar esse fogão Tal 2001?
_ Ahn? Mas é uma boa promoção e dão garantia até 2001.
_ Isso é um absurdo, veja só o que essa garota quer comprar?
Não contente em me indagar,  ela ainda comentava com alguém que devia ser seu marido. O mesmo deu de ombros e torceu a boca num gesto condenatório.
Eu perguntei para o meu pai se ele tinha ouvido e ele mandou eu ficar quieta, mas como ficar quieta diante daquele estardalhaço todo? E meu irmão,  que entrava mudo nos lugares e saía calado, ficou me olhando sem ter o que dizer. Foi aí que eu falei:
_ Moça,  por que é um absurdo comprar esse fogão?  Ele dá problema,  porque é de inox? Faz mal pra saúde?
_ Saúde? Não! Agora,  pra que você vai comprar um fogão que você não vai precisar?
_ Mas na minha casa são oito, às vezes doze pessoas ( pensei que era pelo tamanho).
_ Não,  menina, o mundo vai acabar no ano 2000. Você não tá sabendo? Seu pai não te dá educação religiosa, você não lê jornal?
_ Ahhh! É isso!
_ Você acha pouco?
_ Taaá, obrigada!
Disse isso e voltei a falar com meu pai, que especulava preço. E deixei-a indignada por não dar ouvidos.  Afinal, diante de tanta convicção fazer o quê?
Hoje 20 anos depois o fogão ainda funciona, inclusive o forno. E cheguei à conclusão que ele está velho,  mas deve aguentar mais que eu. E o final do mundo?
_ Ah! Deixa pra lá!
                              Rosa Soahres

Nenhum comentário:

Postar um comentário